Ementas aulas Projeto Escola de Terreiro

Simone Salvador

Educação: aproximações e especificidades no contexto do campo
17.03.2024

 
Carga-horária – 12h/a (8h presenciais e 4h em atividades remotas)
Professora: Simone Salvador de Carvalho

OBJETIVO: Compreender as relações entre os princípios, concepções e fundamentos teórico-metodológicos da Educação do Campo (EC) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ). 

EMENTA: Elementos centrais na historicidade da EC e suas relações com a EEQ. Princípios, concepções e fundamentos da EC em articulação com a EEQ. Estratégias teórico-metodológicas para a vivência de experiências em EC e EEQ em sala de aula.     

Leia mais

Ângela Mirandiba

Educação:Experiência da Educação Escolar Quilombola em Mirandiba/PE
04.02.2024


Carga-horária – 12h/a (8h presenciais e 4h em atividades remotas)
Professora: Angela Maria dos Santos Schepp

OBJETIVO: Compreender a metodologia na implementação das Diretrizes Municipais de Educação Escolar Quilombola de Mirandiba/PE, dentre as relações entre os princípios, concepções e fundamentos teórico-metodológico.

EMENTA: Elementos centrais na historicidade da EEQ. Princípios, concepções e fundamentos em articulação com a EEQ. Estratégias teórico-metodológicas para uma vivência de experiências em EEQ em sala de aula.  

Leia mais

Lula Moreira

QUILOMBOLA TECH-VIRAL
07.05.2023

Carga-horária – 12h/a (8h presenciais e 4h em atividades remotas)
Professor:  Luís Moreira


OBJETIVO: Abordar técnicas de comunicação visual em mídias eletrônicas; informações básicas sobre linguagem fotográfica e criação de conteúdo em redes sociais.

EMENTA: Linguagem verbal e não verbal; O uso das cores na comunicação; Fontes; Fotografia: regra dos terços, funções automáticas e manuais, formatos de saída para web; criação de conteúdo em vídeo.

Leia mais

Romero Almeida 

Quilombo do Mundo Novo : possibilidades para uma Educação Escolar Quilombola
03.03.24   
 

Carga Horária 8 h

OBJETIVOS
Objetivo Geral: Compreender a importância da Educação Escolar Quilombola para o Quilombo do Mundo Novo em Buíque-PE.

Objetivos Específicos:
• Produzir material didático para vivência na Educação Escolar Quilombola. Procedimentos Didático Metodológicos
• Debater sobre a Educação Escolar Quilombola
• Produzir material didático para vivência na Educação Escolar Quilombola.

EMENTA
Conteúdos Programáticos Educação e sua importância para as relações socioculturais no quilombo do Mundo Novo, assim pautando a formação de professores, professoras e lideranças comunitária, como também a elaboração de material didático específico e sua aplicação.

Ler mais

Airla Xavier

04.02.2024

Ler mais

Heloisa Eneida

 
Mapeando a resistência do território do Quilombo de Mundo Novo
03.03.2024

Carga horária – 6h/a (4h presenciais e 2h em atividades remotas)
Professora: Heloísa Eneida Cavalcante

OBJETIVO:
Identificar os Marcos geográficos que delimitam como foi se deu a ocupação e a relação do território do Quilombo Mundo Novo a partir do levantamento histórico da memória coletiva.. 

EMENTA:
Cartografar a forma de ocupação do território do Quilombo Mundo Novo auto demarcando seus pontos importantes e que identificam a comunidade. Destacando lugares, eventos vão marcando esse território e como entendem o que é e qual é sua área.    

Ler mais

Jaelson

16.04.2023
1. FAZERES DE MUNDO NOVO NO CHÃO DA ESCOLA

Carga Horária – 12H/A - 1 ENCONTRO Irailda Leandro – Tamires – Jaelson Gomes

OBJETIVO: Apresentar e debater sobre os saberes e fazeres da comunidade quilombola de Mundo Novo

EMENTA: 1. História de Mundo Novo; 2. Aspectos de arte e cultura (artesanato); 3. Sobre as sabedorias medicinais; 4. Sobre as estórias do quilombo ( tromba d’água e outras ); A ancestralidade e territorialidade de Mundo Novo na fala dos mais antigos (griôs)  

2. SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE QUILOMBOLA

Carga Horária – 12 H/A – 2 ENCONTRO Jaelson Gomes 

OBJETIVO: Construir e debater a conhecimentos à cerca da história quilombola no Brasil, bem como da consolidação e mobilidade das identidades quilombolas; Analisar o que ser quilombola de Mundo Novo.

EMENTA: Origem históricas dos quilombos em África. Quilombagem: um fenômeno atlântico. Os quilombos na visão do colonizador. Mocambos e quilombos no Brasil: história e historiografia. Remanescentes de quilombos: a “reinvenção” do conceito; a Constituição de 1988 e a questões políticas e jurídicas contemporâneas. Organizações dos remanescentes de quilombos e as fronteiras identitárias. O que identidade? Identidade nacional: mestiçagem, hibridismo e transculturação. Que identidade quilombola? Qual a identidade de Mundo Novo.  

Ler mais

Rafaella Soares

24.04.2023

Ler mais

Alba Chalegre

07.05.2023

Ler mais

Chiquinho

05.06.2023

Ler mais

Mauricio de Siqueira

11.06.2023

Ler mais

Claudia Moreira

17.11 .2023

Ler mais