Ementas aulas Projeto Escola de Terreiro
Simone Salvador
Educação: aproximações e especificidades no contexto do campo
17.03.2024
Carga-horária – 12h/a (8h presenciais e 4h em atividades remotas)
Professora: Simone Salvador de Carvalho
OBJETIVO: Compreender as relações entre os princípios, concepções e fundamentos teórico-metodológicos da Educação do Campo (EC) e da Educação Escolar Quilombola (EEQ).
EMENTA: Elementos centrais na historicidade da EC e suas relações com a EEQ. Princípios, concepções e fundamentos da EC em articulação com a EEQ. Estratégias teórico-metodológicas para a vivência de experiências em EC e EEQ em sala de aula.
Ângela Mirandiba
Educação:Experiência da Educação Escolar Quilombola em Mirandiba/PE
04.02.2024
Carga-horária – 12h/a (8h presenciais e 4h em atividades remotas)
Professora: Angela Maria dos Santos Schepp
OBJETIVO: Compreender a metodologia na implementação das Diretrizes Municipais de Educação Escolar Quilombola de Mirandiba/PE, dentre as relações entre os princípios, concepções e fundamentos teórico-metodológico.
EMENTA: Elementos centrais na historicidade da EEQ. Princípios, concepções e fundamentos em articulação com a EEQ. Estratégias teórico-metodológicas para uma vivência de experiências em EEQ em sala de aula.
Lula Moreira
QUILOMBOLA TECH-VIRAL
07.05.2023
Carga-horária – 12h/a (8h presenciais e 4h em atividades remotas)
Professor: Luís Moreira
OBJETIVO: Abordar técnicas de comunicação visual em mídias eletrônicas; informações básicas sobre
linguagem fotográfica e criação de conteúdo em redes sociais.
EMENTA: Linguagem verbal e não verbal; O uso das cores na comunicação; Fontes; Fotografia: regra
dos terços, funções automáticas e manuais, formatos de saída para web; criação de conteúdo em
vídeo.
Romero Almeida
Quilombo do Mundo Novo : possibilidades para uma Educação Escolar Quilombola
03.03.24
Carga Horária
8 h
OBJETIVOS
Objetivo Geral: Compreender a importância da Educação Escolar Quilombola para o Quilombo do Mundo Novo em Buíque-PE.
Objetivos Específicos:
• Produzir material didático para vivência na Educação Escolar Quilombola. Procedimentos Didático Metodológicos
• Debater sobre a Educação Escolar Quilombola
• Produzir material didático para vivência na Educação
Escolar Quilombola.
EMENTA
Conteúdos
Programáticos
Educação e sua importância para as relações
socioculturais no quilombo do Mundo Novo, assim
pautando a formação de professores, professoras e
lideranças comunitária, como também a elaboração de
material didático específico e sua aplicação.
Heloisa Eneida
Mapeando a resistência do território do Quilombo de Mundo Novo
03.03.2024
Carga horária – 6h/a (4h presenciais e 2h em atividades remotas)
Professora: Heloísa Eneida Cavalcante
OBJETIVO:
Identificar os Marcos geográficos que delimitam como foi se deu a ocupação e a relação do território do Quilombo Mundo Novo a partir do levantamento histórico da memória coletiva..
EMENTA:
Cartografar a forma de ocupação do território do Quilombo Mundo Novo auto demarcando seus pontos importantes e que identificam a comunidade. Destacando lugares, eventos vão marcando esse território e como entendem o que é e qual é sua área.
Jaelson
16.04.2023
1. FAZERES DE MUNDO NOVO NO CHÃO DA ESCOLA
Carga Horária – 12H/A - 1 ENCONTRO Irailda Leandro – Tamires – Jaelson Gomes
OBJETIVO: Apresentar e debater sobre os saberes e fazeres da comunidade quilombola de
Mundo Novo
EMENTA: 1. História de Mundo Novo; 2. Aspectos de arte e cultura (artesanato); 3. Sobre
as sabedorias medicinais; 4. Sobre as estórias do quilombo ( tromba d’água e outras ); A
ancestralidade e territorialidade de Mundo Novo na fala dos mais antigos (griôs)
2. SOBRE HISTÓRIA E IDENTIDADE QUILOMBOLA
Carga Horária – 12 H/A – 2
ENCONTRO Jaelson Gomes
OBJETIVO: Construir e debater a conhecimentos à cerca da história quilombola no Brasil,
bem como da consolidação e mobilidade das identidades quilombolas; Analisar o que ser
quilombola de Mundo Novo.
EMENTA: Origem históricas dos quilombos em África. Quilombagem: um fenômeno
atlântico. Os quilombos na visão do colonizador. Mocambos e quilombos no Brasil: história
e historiografia. Remanescentes de quilombos: a “reinvenção” do conceito; a Constituição
de 1988 e a questões políticas e jurídicas contemporâneas. Organizações dos
remanescentes de quilombos e as fronteiras identitárias. O que identidade? Identidade nacional: mestiçagem, hibridismo e transculturação. Que identidade quilombola? Qual a
identidade de Mundo Novo.