Sobre o Projeto

Quanto tempo que a organização, grupo ou coletivo negro que apresentou o projeto está em atividade ?

A comunidade Quilombola do Mundo Novo está em atividade a mais de 10 anos.

A missão da nossa instituição

Promover a organização comunitária a partir da valorização da cultura e da educação quilombola, seja educação escolar e a educação não escolar para que, a partir daí, os povos quilombolas se organizem e busquem mais qualidade de vida e justiça social.

Um Pouco da Nossa Historia

A associação quilombola nasceu para lutar pelo reconhecimento do território Mundo Novo como quilombola. A representação da comunidade, definida coletivamente, tem facilitado a luta pelos direitos. O presidente debate com os moradores as prioridades e encaminha demandas às autoridades públicas, em diálogo constante, pleiteando com embasamento legal, o direito à educação de qualidade, antirracista, diversificada em comunidades quilombolas.

As principais ações que  realizaramos nos últimos 02 anos

A luta pela sobrevivência e convivência com Semiárido. Participação do grupo de matriarcas em eventos, falando da história dos ancestrais, na Secretaria Municipal da Mulher, nos SESC de Buíque e Arcoverde, escolas, faculdades e sindicatos. Apresentações do Samba de Coco Resgate da Alegria em diversos espaços culturais, valorizando a cultura. Em 2022, implantou-se duas turmas de educação de jovens e adultos, após dez anos de luta, e o ciclo de educação de Jovens e Adultos no Programa Mãe Coruja.

Que mudanças  pretendemos que sejam vivenciadas, experimentadas ao final do projeto?

Compreensão da importância de realizar um processo continuo, que articule a educação informal, formal e não formal, levando-os a valorizar e assumir a identidade negra, de lutar e apoiar aqueles(as) que buscam a equidade racial, fortalecendo e ocupando os espaços de estratégicos poder e de tomadas de decisões, no intuito de superar o racismo em suas diferentes práticas e manifestações. Estabelecimento de parcerias diversas que favoreçam um trabalho permanente de formação, valorização e divulgação da história, da arte e da cultura da Comunidade Quilombola do Mundo Novo, em articulação com outras comunidade e grupos quilombolas.

 5 prioridades para o fortalecimento institucional

Planejamento e gestão administrativa,
Gestão contábil e prestação de contas,
Planejamento e gestão de projetos,
Captação de recursos, Produção e
Disseminação de conhecimentos e aprendizados